sexta-feira, 27 de março de 2009

RECEITINHAS DO BAÚ DA VOVÓ


Minhas queridas amigas, dizem que quem gosta do passado é traça e biblioteca; discordo! amo reviver meu passado sem que êle me roube as cores do presente.

Pois bem, ontem um dia chuvoso tipo aqueles que gostamos de ficar na vadiagem...Dei uma chegada em meu pomar onde tem um salão/depósito ainda cheio de caixas deminha mudança. Pasmem, já fazem  5 anos que estou no Ceará e ainda tenho tantas coisas para redescobrir.

Assim, achei um livro de receitas da vovó Nicolina, minha avó paterna...tão velho que para postar algumas das deliciosas receitas terei que usar a tabela de conversão de medidas já que os termos alí são: libras, quarta (identifiquem na foto acima).

Mas essa senhora pequenina de belos olhos azuis merece todas homenagens pela guerreira que foi assim como, tenho certeza, a maioria dos antepassados de cada uma de vocês. Mas ela particularmente, é ai onde me intrigo, sonhava aprender a escrever. Intrigante pois minhas duas avós liam mas não sabiam escrever. Assim, vovó Nicolina, lá beirando os 80 decidu fazer-nos uma surpresa fantástica. Todos os dias, terminado o almoço ela e meu avô se recolhiam para a sesta na casa dos fundos. À época moravam com minha tia no Planalto Paulista. Certo dia ela me pediu uma cartilha já que eu trabalha no setor educacional do SESI e assim atendi aquele pedido tão  especial.

Acreditem, ela juntava os papéis onde eram embrulhados os pães (era assim à época) e construiu seu caderninho e lá, dia após dia, treinou até que conseguiu sem ajuda de ninguém a escrever...

Esse livrinho chama-se A DONA DE CASA e tem receitas apetitosas. Publicarei algumas, testarei outras e quem testar, por favor, avise-me porque faço questão de publicar aqui nessa página!
Combinado??? então vamos lá...


PARA CONSTAR, já que encontraremos muitas receitas que usam libra ...

uma libra (1libra) = 453,59 gramas


CANELLINHA DE VEADO


Em um prato de polvilho coado põe-se 1 colherinha de sal, 4 conchas de assucar. Vai-se pondo gordura fervendo até ficar ensopado; 8 ovos sendo 3 sem as claras, vae-se pondo de 2 em 2 amassando. Quando a massa estiver em ponto de enrolar, fazem-se argolinhas e põe-se em uma vasilha com água fervendo; quando boiarem tiram-se e vão em uma peneira para escorrer. Em seguida vão em latas para assar. Forno regular.


P.S. fui fiel na transcrição!




Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário